Santa Luzia, Taquaraçu de Minas e Sabará - MG
Novembro de 2024 a março de 2025 – Projeto Mobilização Inclusiva para a Governança Socioambiental – Santa Luzia, Taquaraçu de Minas e Sabará.
O Projeto Mobilização Inclusiva para a Governança Socioambiental é desenvolvido em parceria entre o Instituto Rupestris (IRPS) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG - Unidade Regional Central Metropolitana), e financiado pelo Programa de Liderança Florestal Global do Canadá. A área de atuação do projeto compreende as comunidades e os arredores das Sub Bacias Hidrográficas dos rios Taquaraçu, Caeté-Sabará e Poderoso-Vermelho, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.
A proposta central do projeto é a capacitação técnica para formação de uma rede de comercialização de mudas e sementes de espécies nativas e frutíferas, que potencialize a geração de renda alternativa às comunidades envolvidas, e também a implantação de unidades de produção sustentável e recuperação ambiental com mão de obra local.
A Canteiros atuou no processo de mobilização das comunidades envolvidas, no planejamento e realização de oficinas de Diagnóstico Participativo junto às comunidades, no planejamento e gestão da Capacitação técnica em Sementes, Viveiros, Produção de Mudas e Sistemas Agroflorestais, bem como no planejamento e gestão dos mutirões de implantação de SAFs e viveiros de mudas.




